A temporada de pesca a truta segue aberta até o feriado de 15 de novembro em Palmas, sul do Paraná

Nos últimos dias com considerável aumento na demanda, foram pescadas aproximadamente quatro toneladas. Conforme o gerente do local, Luiz Henrique, estão disponíveis para o final da temporada aproximadamente três toneladas. Posteriormente, a produção ficará reservada aos restaurantes de Palmas e região.

A atividade desenvolvida desde 1992, nos últimos anos tem ficado restrita aos mercados de âmbitos municipal e regional. Entretanto, recentemente foram retomados os investimentos para o aumento da produção. “Como resultado de nossa promoção ofertando o peixe a R$ 11,00, nos últimos dias temos um acentuado crescimento na procura pelo peixe”, informou.

Explicou que o valor é praticamente a metade do preço normalmente praticado, em função do aumento da oferta neste ano, o que permite o acesso facilitado à população. ” Por outro lado, não podemos correr o risco de enfrentar as temperaturas do verão, pois é uma espécie característica de clima frio”, explicou.

Como resultado desta campanha de divulgação, os consumidores de Palmas estão indo em grande número para a pesca e ara conhecer a estrutura, normalmente mais visitada por pescadores/consumidores de outras cidades e regiões, inclusive. “Está sendo muito proveitoso porque muita gente que nunca tinha experimentado truta está tendo acesso a ela. Tenho certeza que continuarão consumindo o peixe que é muito especial” avaliou.

A área de criação possui 20 tanques de engorda e “berçário”, onde os ovos são alocados até a eclosão. A variedade produzida em Palmas é a arco-iris, considerada espécie nobre da família do salmão, de sabor delicado e de excelentes qualidades nutricionais.

Conforme Luis Henrique, estão sendo aplicados novas tecnologias e novos programas de criação e manejo para que em maio de 2019 seja aberta temporada de pesca, que normalmente ocorre entre meados de julho e agosto. Com o aumento do consumo e produção, o projeto é retomar a oferta a outros centros do país e aproximar o produto do mercado consumidor. “Esperamos que se consiga melhorar e manter as condições da estrada. Tenho certeza que a prefeitura irá ajudar e a coisa vai se encaminhar para consolidarmos o local como ponto turístico”, disse ele.

Fonte: RBJ

Magirus
Paraná
Comunic
Vizi Pet
Rc Amb. Planejados
Real Planejados
Saboretto
Viper
Zanella