Considerada a estrela mais misteriosa de todo o universo, a Tabby, cientificamente chamada de KIC 8462852, é mil graus Celsius mais quente que o Sol, fica a mais de mil anos luz de distância e durante anos intrigou cientistas por uma particularidade: ela “apaga e acende” esporadicamente, como nenhuma outra.

O mistério apenas recentemente chegou ao fim: uma equipe internacional com mais de 200 pesquisadores monitorou a estela por 22 meses e apresentou uma explicação possível para o fenômeno.

Continua depois da publicidade



Por que a estrela “acende e apaga” sua luz?

De acordo com os estudiosos, as novas descobertas indicam que certas regiões do espectro da luz captada são mais ou menos absorvidas pelo material do que outras e que cores diferentes da iluminação são bloqueadas em variadas intensidades.

A hipótese mais plausível, portanto, é que uma grande quantidade de grãos de poeira seja a responsável pela alternação de iluminação da estrela, e não algo opaco, como seria esperado por um planeta ou mesmo uma estrutura alienígena, como se acreditava no passado.

Nem tudo, porém, está esclarecido. A recente pesquisa descarta a possibilidade de megaestruturas alienígenas, mas alguns astrônomos ainda defendem a ideia de que nada está bloqueando a misteriosa estrela e que ela escurece e apaga por conta própria, algo que também está consistente com os dados obtidos.

Fonte: Vix

2-2 PG - Infotech
3-2 PG - Espaço Regional
1-1 PG ELETRIBEL
Vizi Pet
Rc Amb. Planejados