A Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres da Guatemala (Conred) declarou alerta máximo devido ao aumento da fase eruptiva do vulcão de Fuego (Fogo), que em junho desse ano causou quase 200 mortes

O vulcão de Fuego entrou em erupção no sul do país guatemalteco. Trata-se da quinta fase eruptiva do vulcão somente neste ano.

​A coluna de fumaça e cinzas atingiu 5.200 metros de altura acima do nível do mar e alcançou cerca de 30 km de distância e, tudo isso, acompanhado por níveis de explosões moderados a fortes, comunicou o Instituto de Vulcanologia.

“A Conred declarou alerta vermelho e ativou o Centro de Operações de Emergência (COE) […] para coordenar ações de resposta perante a atividade do vulcão de Fuego”, escreveu a entidade no Twitter.

As autoridades guatemaltecas recomendaram evacuação à população dos povoados próximos à zona vulcânica, pois existe o perigo de fluxos repentinos de lava e piroclásticos, que poderiam tomar qualquer direção.

O vulcão de Fuego, de 3.763 metros de altura, está localizado 35 km ao sudoeste da Cidade da Guatemala, sendo um dos vulcões mais ativos da América Central. Pelo menos 190 pessoas faleceram e 240 estão desaparecidas por causa da erupção que ocorreu no início de junho.

Fonte: Sputnik

3-2 PG - Espaço Regional
1-1 PG ELETRIBEL
Magirus
Paraná
Comunic
Vizi Pet
Rc Amb. Planejados
Real Planejados
Saboretto