Nunca experimentou? Então dê uma chance

© DR

Chama-se ghee e é feito a partir da manteiga comum. Com um tom amarelo dourado e um leve sabor de caramelo, a manteiga clarificada, comumente usada na culinária indiana, é composta 100% pela gordura da manteiga, sem as impurezas da versão tradicional e pode ser usada da mesma forma que a manteiga comum.

O seu preparo é bem mais simples do que parece: basta ferver a manteiga sem sal que se usa diariamente e retirar os sólidos que vão formando (incluindo a lactose), deixando-a mais pura. Esta ‘nova’ manteiga é nada mais do que o ‘liquido dourado’, a gordura pura, que sobra e que, depois de fria, ganha a textura natural da manteiga tal como é conhecida.

Continua depois da publicidade



Apesar de ser um alimento com alto teor de gordura (pois, afinal, não deixa de ser manteiga), o ghee apresenta ainda menores teores de lactose e proteína do leite (caseína), passando a ser uma opção para intolerantes moderados. Além disso, contém vitamina A, D e E e, destaca o The Washington Post, vários estudo apontam que o consumo de ghee não aumenta o colesterol, uma vez que esta manteiga é composta por ácidos graxos de cadeia média e não por ácidos graxos de cadeia curta, conhecidos por comprometer a saúde do coração.

Fonte: The Washington Post

1-5 PG - Salão do Automóvel
2-2 PG - Infotech
3-2 PG - Espaço Regional
1-1 PG ELETRIBEL