Integram o grupo prefeitos, deputados e técnicos do Governo do Estado

Uma comitiva de lideranças das regiões Sudoeste do PR e Oeste de Santa Catarina estará hoje, 24, em Brasília, na Secretaria de Aviação Civil (SAC), órgão vinculado à Presidência da República. A audiência está marcada para as 14 horas. O grupo vai discutir a proposta de construção do Aeroporto Regional do Sudoeste em Renascença.
Estão confirmados na caravana o coordenador das discussões sobre o Aeroporto Regional, vice-prefeito de Francisco Beltrão, Antonio Pedron (PSC), o presidente da Amsop e prefeito de Coronel Vivida, Frank Schiavini (PMDB), prefeitos Lessir Bortoli (PSC), de Renascença, e Odilson Lima (PSD), de Campo Erê (SC), além de outros prefeitos da região que estarão em Brasília para audiências de interesse de seus municípios em ministérios e com deputados e senadores.
Beto Arisi, diretor da Amsop, técnicos da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística e os deputados Wilmar Reichembach (PSC), Assis do Couto (PDT), Osmar Serraglio (PMDB), João Arruda (PMDB), Leandre Dal Ponte (PV), Nelson Meurer (PP), Casildo Maldaner (PMDB-SC) vão acompanhar a comitiva neste encontro.
Beto Arisi diz que as lideranças vão mostrar aos técnicos da Secretaria de Aviação Civil a viabilidade da proposta. Ele salienta que a presença de representantes da Secretaria de Infraestrutura e Logística é para demonstrar o apoio do Governo do Estado à proposta.



Não atrapalha o aeroporto de Pato Branco
O diretor da Amsop ressalta duas questões: a proposta de construção do Aeroporto Regional em Renascença – área pré-definida na Linha Buriti, às margens da PR 280 – é para os próximos anos. Beto frisa esta ideia “não é para atrapalhar o Aeroporto de Pato Branco”. Neste ano, o aeroporto de Pato Branco recebeu investimentos em melhorias para a abertura de linha aérea da companhia Azul com destino ao Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba.
As lideranças empresariais e políticas defendem a construção do Aeroporto Regional como fator de desenvolvimento econômico e para agilizar o transporte entre o Sudoeste e outras regiões do País.

Item da Carta do Sudoeste
Um dos itens da Carta do Sudoeste – documento regional coordenado pela Amsop que reúne as bandeiras de desenvolvimento da região – é o Aeroporto Regional.
A reivindicação está relacionada no ponto de “Infraestrutrua e transporte”, que defende também anéis de integração entre os municípios, ramal ferroviário, pavimentação de estradas rurais, ligações asfálticas.
A Carta surgiu em 2002 e desde então norteia a luta regional. É sempre repassada aos principais candidatos ao governo durante a respectiva campanha estadual.
A Carta também aborda questões de saúde, segurança, saneamento, educação, fortalecimento das administrações municipais.

Fonte: Jornal de Beltrão

2-2 PG - Infotech
3-2 PG - Espaço Regional
1-1 PG ELETRIBEL