Conheça as 8 razões, cientificamente comprovadas, pelo qual ter um relacionamento íntimo com seu parceiro melhora sua saúde.

Adriana Acosta Bujan

Talvez você tenha notado que, depois de ter um encontro íntimo com o seu cônjuge, no dia seguinte você está de muito bom humor, com um sorriso de orelha a orelha e mais carinhosa do que o habitual. Isso ocorre porque ter relacionamentos íntimos é o mais puro e maravilhoso ato de amor que pode existir. Não é feito apenas com o objetivo de procriação, mas para fortalecer o vínculo afetivo com a pessoa amada.

Sem dúvida, é um momento único onde os corpos se unem em uma só alma. Praticá-lo constantemente fará com que você se sinta amada, plena e segura de si mesma; mas também, de acordo com especialistas, fazer amor traz grandes benefícios à saúde, tais como:

1. Você se sente mais relaxada

Talvez você tenha ouvido seu cônjuge dizer, “Agora não estou com vontade, estou cansado”; esta frase deixa qualquer pessoa com os nervos à flor da pele, uma vez que não somente ficam pensando se estão realmente cansados, mas, provavelmente, criam histórias fictícias na mente, ao ponto de se sentirem indesejados.

Quando o cônjuge realmente se sente estressado ou sobrecarregado, ter um encontro íntimo dificilmente será a sua prioridade. Acho que o que uma pessoa mais quer quando se sente assim é dormir ou pensar em como resolver os problemas, ignorando que o melhor remédio para se sentir relaxado e melhorar sua saúde é fazer amor.

Isso ocorre porque o cérebro libera algumas substâncias químicas, como a dopamina e a ocitocina, que produzem uma sensação de bem-estar, relaxamento e felicidade, enquanto reduzem os níveis de cortisol (um hormônio gerado pelo estresse).

2. Mais alegre

O hormônio responsável por produzir felicidade e bem-estar é chamado de ocitocina. Ele é liberado pelo cérebro nas relações sexuais, no entanto, também pode ser produzido através de carícias, beijos, abraços e qualquer tipo de estímulo emocional. É por isso que, depois de ter relações com o seu parceiro, você se sente feliz e não para de sorrir.

3. Um coração saudável

Você certamente percebe que seu coração começa a bater mais rápido que o normal quando você corre, caminha ou pula. Isso ocorre por você estar fazendo um exercício aeróbico. O mesmo acontece quando você tem relações íntimas com seu cônjuge.

Os especialistas dizem que os homens que fazem sexo duas ou mais vezes por semana são menos propensos a sofrer um ataque cardíaco, já que o exercício faz com que o sangue seja bombeado mais rapidamente, aumentando a circulação e distribuindo oxigênio por todo o corpo. Logicamente, o coração será fortalecido.

4. Você se mantém em forma

Os beijos apaixonados, o roçar dos corpos, as carícias intensas e os movimentos incomuns fazem com que todos os músculos do corpo sejam exercitados quando se tem relações sexuais. Portanto, você pode tonificar seu corpo e perder os quilos extras para manter a forma.

Inclusive, um estudo mostra que o gasto energético durante a atividade sexual em homens é de 100 calorias, e em mulheres, 76,2. Portanto, a relação sexual é considerada um exercício significativo.Advertisement

5. Dorme como um anjinho

Os distúrbios do sono são fatores importantes que colocam nossa saúde em risco, variando de obesidade, doenças cardiovasculares ou ataques cardíacos; e quando não dormimos, é mais provável que nos tornemos desconcentrados e mais lentos. Portanto, devemos dormir as 7 ou 8 horas recomendadas, pois é vital para a nossa saúde.

Quando você tem relacionamentos íntimos, o cérebro libera prolactina após o clímax. Esse hormônio faz com que as pessoas durmam após um encontro sexual. Podemos até dizer que, descansando bem, você estará mais propenso a sentir desejo sexual no dia seguinte.

6. Menos gripes e resfriados

Sabemos que nosso corpo é, por natureza, muito inteligente. Às vezes, não é necessário tomar medicamentos, pois com um bom descanso e uma deliciosa canja de galinha podemos nos livrar de um resfriado.

Especialistas dizem que o número de anticorpos aumenta logo após o orgasmo, como forma de prevenir doenças, já que, no ato sexual, há um aumento significativo de bactérias. Portanto, entregar-nos ao amor é algo a ser seriamente considerado, se quisermos deixar completamente de lado essas gripes irritantes.

7. Um aliado para os homens

Embora seja difícil acreditar, ter encontros íntimos é bom para prevenir o câncer de próstata. O Dr. Michael Leitzmann, do Instituto Nacional do Câncer, Bethesda Maryland e seus colegas fizeram uma relação entre a frequência de ejaculação com essa doença. Esses estudos confirmam que quanto mais ejaculações eles têm, maior a probabilidade de reduzir os riscos.Advertisement

8. Menos dor

Se você é uma daquelas mulheres que se atiram na cama quando têm cólica ou ficam discutindo com a primeira pessoa que aparece quando têm dor de cabeça severa, essa é uma ótima notícia!

Vários estudos demonstraram que a atividade sexual reduz a dor menstrual, dor crônica nas costas, nas pernas e, como se não bastasse, a enxaqueca. Isso é possível porque o cérebro, ao liberar substâncias químicas como os hormônios do bem-estar, ajuda o corpo a produzir um efeito analgésico, fazendo com que a mulher aumente sua tolerância à dor em 75%.

Então você já sabe, fique mais romântico(a) e prepare-se para desfrutar do amor completamente. Lembre-se, esse momento mágico e único que os une de corpo e alma deve ser sempre inesquecível.

Fonte:Familia

1-5 PG - Salão do Automóvel
2-2 PG - Infotech
3-2 PG - Espaço Regional
1-1 PG ELETRIBEL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.