Locais foram criados para ajudar a estabilizar o número de indivíduos da espécie: presença de filhotes revelaria avanços na política de preservação ambiental

Nascimento de tigres-de-bengala na Índia é uma ótima notícia (Foto: Max Pixel/Creative Commons)

NASCIMENTO DE TIGRES-DE-BENGALA NA ÍNDIA É UMA ÓTIMA NOTÍCIA (FOTO: MAX PIXEL/CREATIVE COMMONS)

Autoridades da Índia relataram que foram vistos 11 filhotes de tigre-de-bengala, espécie rara que foi caçada até quase a extinção. O animal é encontrado principalmente no país, mas há pequenas populações no Nepal, Butão, China, Mianmar e Bangladesh. Para ajudar a estabilizar o número de tigres, foram criadas reservas indianas na década de 1970. 

Segundo o jornal Times of India, cinco bichos foram encontrados na Reserva de Tigres de Panna, três em Ratapani e três em Nauradehi — nesta última ocorreu o primeiro nascimento de um filhote em anos. É a primeira ninhada de dois tigres que chegaram dos parques ambientais de Kanhna ​​e Bandhavgarh. Nomeados de Radha e Kishen, eles são tão preciosos que ganharam uma guarda armada oficial. 

Na Reserva Nacional de Panna, o nascimento está sendo muito comemorado, visto que a região perdeu toda a sua população de tigres para a caça furtiva, a destruição do habitat e a morte pela idade (sem se reproduzirem) em 2009. O parque ecológico precisou que outras reservas mais populosas enviassem animais. O ultimo censo aponta que o local tem 47 tigres — sem contar os cinco filhotes. 

A Reserva Ratapani indetificou os três filhotes perto da borda que dá para a cidade de Obaidullaganj, elevando seu total de tigres para 23. O censo oficial de tigres de 2018 da entidade National Tiger Conservation Authority deve ser divulgado em junho deste ano. O primeiro censo de tigres foi realizado em 2006, indicando um total de 1.411 exemplares somente na Índia. A estimativa é que agora existam 2.870 tigres no país. 

Apesar disso, a espécie ainda é listada como ameaçada de extinção em todo o planeta. 

Fonte: Galileu

Magirus
Paraná
Comunic
Vizi Pet
Rc Amb. Planejados
Real Planejados
Saboretto
Viper
Zanella