Fenômeno astronômico será lembrado em painéis de debate, exposições fotográficas e até sessão de planetário em diferentes locais do Brasil

Eclipse solar total de Sobral (CE) (Foto: F. W. Dyson, A. S. Eddington, and C. Davidson/Wikimedia Commons)

ECLIPSE SOLAR TOTAL DE SOBRAL (CE) (FOTO: F. W. DYSON, A. S. EDDINGTON, AND C. DAVIDSON/WIKIMEDIA COMMONS)

Em 29 de maio de 1919, ocorreu um eclipse solar total que comprovou a Teoria de Relatividade de Albert Einstein. Ficou conhecido como o Eclipse de Sobral, visto que a cidade cearense foi o local com maior visibilidade do fenômeno em todo o mundo. Para celebrar o 100º aniversário deste acontecimento histórico, entidades científicas de todo o país promovem eventos especiais. Confira os melhores e programe a sua agenda: 

25/5
Painel de conversa – Instituto Moreira Salles – São Paulo (SP)

O evento Ciência em Diálogo: Física e Arte terá uma edição especial sobre o eclipse, enfatizando o trabalho de Marc Ferrez, fotógrafo brasileiro que presenciou o fenômeno. Contará com a participação de Rogério Rosenfeld e Rodrigo Nemmen, ambos físicos, e Christina Barbosa, presidente da Sociedade Brasileira de História da Ciência. Os moderadores serão Nathan Berkovits, físico, e Sergio Burgi, do Instituto Moreira Sales. A entrada é gratuita e a distribuição de senhas começa 60 minutos antes do início do evento. 
Quando: 25 de maio, sábado
Horário: às 11h
Local: Cineteatro – Instituto Moreira Salles – Av. Paulista 2.424, Consolação
Mais informações: http://outreach.ictp-saifr.org/dialogo/

26/5
Sessão no Planetário do Ibirapuera – São Paulo (SP)

Sessão Cidadã Especial “O Eclipse de 1919 e a Confirmação da Teoria da Gravitação de Einstein” pretende explicar o evento astronômico. O encontro apresenta o desenvolvimento científico que possibilitou a observação realizada há um século. A exibição é gratuita e livre para todas as idades. Para participar, basta adquirir os ingressos pelo site da Ticket Fácil ou na bilheteria do planetário, com uma hora de antecedência.
Quando: 26 de maio, domingo
Horário: das 17h às 18h
Local: Av. Pedro Álvares Cabral – Parque Ibirapuera

27/5 a 29/6
Exposição fotográfica – Casa de Cultura de Sobral – Sobral (CE)
A exposição fotográfica Pelo Céu de Sobral  exibirá 80 imagens do eclipse e da cidade cearense nos dias de hoje. A atividade, de entrada gratuita, é uma parceria entre o Observatório Nacional e a Prefeitura Municipal de Sobral. O trabalho é do fotógrafo Luiz Baltar, que buscou retratar o céu, arquitetura e cotidiano do povo. 
Horário: terça a sexta, das 8 às 21h; sábados, das 17 às 21h
Local: Casa de Cultura de Sobral – Av. Dom José, 929 – Dom José 

29/5
Painel de debates – Museu do Amanhã – Rio de Janeiro (RJ)

A atividade “Um eclipse para chamar de seu” terá um painel para discutir as formas de apropriação – científicas, culturais e religiosas – de um eclipse. Além disso, haverá exibição do filme Casa de Areia (2005), protagonizado por Fernanda Montenegro e Fernanda Torres e dirigido por Andrucha Waddington. O longa mostra como membros da comissão inglesa vieram ao país comprovar a teoria de Einstein. Estarão presentes o cineasta, o antropólogo Marcio Campos, a astrônoma Patrícia Spinelli, a historiadora Maria Eichler e o diretor de Desenvolvimento Científico do Museu do Amanhã, Alfredo Tolmasquim. As inscrições devem ser feitas no site do museu, na página do evento
Quando: 29 de maio, quarta-feira 
Horário: painel das 16h às 18h; exibição do filme das 18h às 20h
Local: Auditório Museu do Amanhã – Praça Mauá, 1 – Centro

Até 15/6
Exposição – Câmara dos Deputados – Brasília (DF)

A mostra “Centenário do Eclipse de Sobral”, organizada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em parceria com a Prefeitura de Sobral e o Governo do Estado do Ceará, enfatiza como o eclipse foi importante para mudar a imagem que o homem tinha do Universo. A exposição está no corredor de acesso ao plenário da Câmara dos Deputados.
Local: Corredor de Acesso ao Plenário da Câmara dos Deputados – “Túnel do Tempo” (Palácio do Congresso Nacional – Praça dos Três Poderes)

Fonte: Galileu

Paraná
Comunic
Vizi Pet
Rc Amb. Planejados
Real Planejados
Saboretto
Viper
Zanella
2-2 PG - Infotech