Saúde Bucal da Gestante em Santa Izabel do Oeste

Postado por admin em 13/fev/2014 - Sem Comentários

A gravidez acarreta uma série de mudanças na vida da mulher, havendo uma maior preocupação com o estado de saúde geral por parte da futura mamãe.
As diversas modificações decorrentes desta fase sejam elas de ordem psíquica, física, hormonal ou nutricional proporcionam o desenvolvimento de algumas condições desfavoráveis ao meio bucal. Devemos lembra a importância dos cuidados com a saúde oral da gestante, bem como a sua íntima relação com as possíveis intercorrências durante esse período, como por exemplo, a ocorrência de parto prematuro em casos de doença periodontal severa, que tem como uma das principais características a mobilidade dentária. Muitas gestantes devido ao receio de que a execução dos procedimentos pelo cirurgião-dentista venha a causar danos ao bebê, deixam de procurar o atendimento odontológico.
Porém, há um período preferencial para o atendimento que é o segundo trimestre de gravidez, ou seja, do quarto ao sexto mês. Isso porque durante o primeiro trimestre ocorre o início da formação fetal. Nessa fase inicial há, também, uma maior tendência a ocorrência de náuseas e vômitos devido a um aumento excessivo da produção de saliva. Já, na fase correspondente ao terceiro trimestre, há o aumento da necessidade de urinar, maior probabilidade de desenvolver hipoglicemia, ou seja a baixa dos níveis de açucar, aumento de peso e, em decorrência do aumento do tamanho do útero gravídico, maior desconforto por parte da paciente quando colocada em posição supina, ou seja, deitada. No entanto, considerando-se que a presença de infecções na cavidade oral da gestante possa trazer maiores prejuízos ao bebê do que o próprio tratamento odontológico deve-se sempre buscar avaliar em cada caso o risco e o benefício do tratamento. Várias são as alterações que ocorrem na cavidade oral das gestantes, e estas podem ser explicadas pelo desequilíbrio da atividade metabólica ocasionada pela elevação de taxas hormonais. Essas modificações que ocorrem no periodonto, que são os tecidos que dão sustentação aos dentes, durante a gravidez estão relacionadas a fatores como mudanças na dieta (maior consumo de carboidratos e maior frequência alimentar), alterações hormonais, presença de placa bacteriana e com o estado transitório da imunodepressão, que é quando ocorre a baixa das defesas do organismo. Esse desequilíbrio, caso não seja acompanhado de cuidados especiais, pode causar uma descalcificação da estrutura dental, que leva á cárie, e explica a perda de cálcio conhecida popularmente. Outra alteração frequente é a gengivite, que é a inflamação da gengiva e corresponde a complicação.

 

 

Sta Izabel

Prefeito Raul Isotton entrega primeira UTI Movel à população duovizinhense

Postado por admin em 18/jan/2014 - Sem Comentários

Pela primeira vez na história de Dois Vizinhos, a cidade terá uma Unidade de Terapia Intensiva Móvel (UTI móvel), fundamental para o primeiro atendimento em situações de risco. A entrega aconteceu na manhã de sexta 17 de janeiro. O veículo possui todas as ferramentas necessárias para se atender casos emergenciais, inclusive com UTI neonatal, algo inédito até então. A ambulância foi adquirida graças a excelente ação administrativa da atual gestão que leiloou bens inservíveis para o município e com os valores arrecadados foi possível se adquirir esse grande patrimônio. A ambulância teve um custo de R$ 205,000.00 e foi adquirida através da empresa Ingá veículos – Mercedes Benz. Agora o veículo será encaminhado a parte burocrática de documentação e seguro, e logo após será destinado a treinamento da equipe que deverá manuseá-la, ficando nos próximos dias, a disposição da Secretaria de Saúde.
O secretário de saúde Claudivani Correa, explica que o primeiro atendimento é decisivo no tempo de sobrevida do paciente, e tendo um veículo adequado e equipado para fazer esse transporte, muitas vidas poderão ser salvas.Segundo ele, a chegada da UTI Móvel traz a certeza para a população, de um atendimento adequado, que vai salvar vidas, principalmente em quadros de trauma (por exemplo, acidentes, quedas), e graves como um acidente vascular cerebral (AVC).A administração em conjunto com a secretaria de saúde, estabeleceu como prioridade a compra do veículo, por entender que a vida é o bem maior, de valor inestimável. É responsabilidade do município zelar pela vida e saúde de cada cidadão. “É uma alegria imensa para mim, e para nossa equipe, estar entregando para todo o povo de Dois Vizinhos este veículo que estará proporcionado saúde e segurança para todos que precisam, principalmente em momentos que se necessita da transferência de paciêntes para centros maiores com recursos diferenciados”, comemorou o prefeito Raul Isotton. Também estiveram participando do ato de entrega do veículo, o vice-prefeito Dr Dib, secretários, representantes da empresa vencedora da licitação e demais duovizinhenses que demonstraram satisfação em participar desse momento tão importantes para o município. Outro leilão de bens inservíveis, cujos valores serão revertidos para ações como essa, agregando valor ao patrimônio municipal e descartando equipamentos e máquinas que não têm mais condições de uso, será realizado em breve pela Prefeitura de Dois Vizinhos.

 

ambulancia

Nova Prata recebe equipamentos do programa Telessaúde

Postado por admin em 17/jan/2014 - Sem Comentários

Assessoria de Imprensa: Na segunda semana de janeiro a Secretaria de Saúde de Nova Prata do Iguaçu recebeu durante solenidade da 8ª Regional de Saúde os equipamentos do Programa Telessaúde que visa melhorar o atendimento e encaminhamentos dos pacientes. Segundo o Secretário de Saúde de Nova Prata do Iguaçu, Vilmar da Costa, este programa irá melhorar ainda mais os atendimentos aos pacientes do município, “com o Telessaúde os profissionais médicos, enfermeiros e dentistas estarão interligados com outros profissionais especializados e tirando duvidas eventuais em casos específicos, podendo assim dar uma resposta exata ao paciente e encaminha-los para realizarem o tratamento e procedimentos adequados”.
Através do Telessaúde serão oferecidas consultorias técnicas ou segunda opinião aos profissionais das unidades de saúde da família para que médicos da atenção primária tirem dúvidas sobre casos clínicos atendidos nestes serviços de saúde, inclusive com chamadas em tempo real. Serão instalados no Paraná 482 pontos em 269 municípios. Nova Prata do Iguaçu está entre os 24 municípios contemplados da microrregião de Francisco Beltrão.

Telesaúde

Em Nova Prata, Câmara “doa” equipamentos para a Saúde

Postado por admin em 21/out/2013 - Sem Comentários

A Câmara de Vereadores e a prefeitura de Nova Prata do Iguaçu, entregaram dez cadeiras de rodas, cinco cadeiras de banho, cinco andadores e cinco pares de muletas para a Secretaria de Saúde.

Convênio para cirurgias em Nova Prata beneficia pacientes de toda a região

Postado por admin em 27/jul/2009 - Sem Comentários

A qualidade profissional do setor de Saúde e da Policlínica Nova Prata possibilitou a liberação de novas cirurgias de média complexidade no município. No primeiro mês de convênio, as equipes médicas já realizaram mais de 40 cirurgias.
Matéria completa no Jornal Espaço Regional
Assinaturas pelo telefone (46) 3545-1396.
E-mail: noticias@jornaler.com.br

Suspeitas de Gripe A: Salto do Lontra fica em alerta

Postado por admin em 27/jul/2009 - Sem Comentários

O vírus da nova gripe que espalhou-se por todo o mundo já matou mais de 800 pessoas, segundo a OMS. Em Salto do Lontra, existem duas suspeitas de pessoas infectadas pela Gripe A. Em Nova Prata, nenhuma suspeita foi relatada pela Secretaria de Saúde. Leia matéria completa no Jornal Espaço Regional

Assinaturas pelo telefone (46) 3545-1396.
E-mail: noticias@jornaler.com.br

Secretaria de Saúde pede liberações ao deputado Litro

Postado por admin em 06/jul/2009 - Sem Comentários

O secretário de Saúde de Nova Prata do Iguaçu, Ademilson Dalberto, e o vereador Divo Malacarne (PSDB), estiveram no gabinete do deputado estadual Luiz Fernandes Litro (PSDB), em Curitiba, solicitando a liberação de alguns recursos para a compra de equipamentos para a área de Saúde do município.
O ofício entregue ao deputado relaciona uma lista de equipamentos que, segundo o secretário, vem beneficiar o atendimento no centro de saúde do município. Segundo o documento, o município conta com quatro postos de saúde ativos e um hospital com plantão 24 horas. Mesmo com uma equipe de funcionários bem formada, a grande circulação de pacientes supera a capacidade, dificultando na qualidade do atendimento.
No pedido, estão incluídos equipamentos como: um desfibrilador; três macas para exames clínicos; uma maca ginecológica; três colares cervicais; duas táboas para transporte de pacientes; três ambulâncias com máscara infantil; um aspirador portátil para a unidade básica de saúde; dez cadeiras de rodas; um aspirador portátil para transporte de paciente em ambulância; quatro otoscópios; um contador de células; dois eletrocaltério; um eletrocardiograma; dez estetoscópios; sete esfigmomanômetro; cinco cânulas endotraqueais; dois oxímetros de pulso; 50 espéculos; 20 pinças Cheron; 20 pinças Pozzi; quatro cilindros de oxigênio; um foco de luz; dois laringoscópios e duas Cânulas de Guedel.
Dalberto explicou que acredita no trabalho do deputado. “Ele vai levar as nossas reivindicações para a Secretaria de Estado da Saúde e esperamos receber os equipamentos até o final do ano”, concluiu.
O Espaço Regional iniciou uma série de reportagens sobre as ações desenvolvidas na área de Saúde. Na próxima semana você confere as atividades do Programa Saúde da Família.
Convênios trazem benefíciosO prefeito Rubem Foletto e o vice Sady Malacarne, com o secretário de saúde, Ademilson Dalberto e o Conselho estão investindo na qualidade dos serviços prestados à saúde do município.
Para o prefeito, a saúde sempre foi uma preocupação. “Temos um atendimento de qualidade na sede e também nos mini postos no interior e atendimento 24 horas na policlínica Nova Prata. Sempre estamos buscando uma melhora na qualidade dos atendimentos com cinco médicos no posto de saúde que também fazem atendimento no hospital”, disse Foletto.
Mais no Jornal Espaço Regional

Assinaturas pelo telefone (46) 3545-1396.
E-mail: noticias@jornaler.com.br

Cruzeiro do Iguaçu terá Unidade de Saúde da Mulher e da Criança, do Governo do Estado

Postado por admin em 10/mar/2009 - Sem Comentários

Para marcar o Dia Internacional da Mulher, comemorado neste domingo, 08 de março, a diretora do Departamento de Assistência Social e primeira dama de Cruzeiro do Iguaçu, Sandra Ghedin Túrmina, anunciou a construção de uma Unidade de Saúde da Mulher e da Criança. A conquista foi efetivada recentemente, durante encontro do prefeito Dilmar Túrmina com o vice governador Orlando Pessuti.
Confira matéria completa no Jornal Espaço Regional.

Assinaturas pelo telefone (46) 3545-1396.
E-mail: noticias@jornaler.com.br

Encontro em Nova Prata debate funcionalidades da ARSS

Postado por admin em 16/fev/2009 - Sem Comentários

A Secretaria de Saúde do município de Nova Prata do Iguaçu recebeu na segunda-feira, 09, a chefe do Centro Regional de Especialidades (CRE) de Francisco Beltrão, Rosimari Guarda, durante um encontro com funcionários da Saúde e lideranças, na Câmara de Vereadores. O ponto de discussão na reunião abrangeu todos os trabalhos da Associação Regional de Saúde do Sudoeste (ARSS), definida pela coordenadora da entidade como um consórcio que facilita os municípios da região a receberem atendimento na área.
Confira matéria completa no Jornal Espaço Regional.

Assinaturas pelo telefone (46) 3545-1396.
E-mail: noticias@jornaler.com.br

Pronto-atendimento da saúde volta a acontecer na Policlínica Nova Prata

Postado por admin em 02/fev/2009 - Sem Comentários

A Secretaria de Saúde de Nova Prata do Iguaçu informou na última semana que o plantão volta à Policlínica Nova Prata na segunda-feira, 02, a partir das 12 horas. O Posto de Saúde continua com o atendimento ambulatorial normal, entre 08h00 e 12h00 e entre 13h30min e 17h30min, para livre demanda. O pronto-atendimento na Policlínica acontece no período de intervalo do atendimento no centro de saúde municipal: entre as 12h00 e 13h30min e entre as 17h30 e 8h00 da manhã.
“Queremos contar com a compreensão da população para que o pronto-atendimento seja procurado apenas nos casos de urgência e emergência, ou seja, nas situações em que o paciente não possa esperar até o dia seguinte para receber atendimento, por que corre riscos de piora no quadro de saúde”, pede a representante interina da Secretaria de Saúde, Dra. Nadiamara Bertóglio.
A médica informou ainda que o Posto de Saúde segue atendendo com quatro médicos no período matutino e com três médicos no período vespertino. Pela manhã, irão atender os médicos: Luiz Carlos Langer, Carmelo Occhipinti Filho, José Renato da Frota Uchôa Junior e Nadiamara Bertóglio. Já à tarde, apenas o doutor Luiz Carlos Langer não irá atender.
Conforme a Dra Nádia, o prefeito Rubem Foletto formou no início do mandato uma comissão para avaliar as deficiências do setor de saúde no município e apresentar soluções para a melhoria do acesso e da qualidade de atendimento. “No relatório, a comissão levou ao prefeito novas propostas para o trabalho na área de saúde, dentre elas o retorno do plantão à Policlínica Nova Prata”, conta a Dra, que também coordenou a comissão.
“Nos próximos dias serão apresentadas as novas diretrizes e projetos da Secretaria de Saúde, visando melhorar o acesso da população da cidade e do interior ao atendimento público”, concluiu a médica.

Assinaturas pelo telefone (46) 3545-1396.
E-mail: noticias@jornaler.com.br

Nova Prata do Iguaçu tem Farmácia Popular do Brasil

Postado por admin em 21/jul/2008 - Sem Comentários

No mês de Julho a FARMÁCIA NOVA PRATA dos empresários Osvaldo Machado da Silva e Rita Gotin da Silva, completa 32 anos de existência e se credenciou à maior rede de farmácias do sul do Brasil a rede MasterFarma. Com isso consegue oferecer a população uma série de benefícios, entre eles o Disque Entrega e a expansão do programa Farmácia Popular do Brasil.
O programa tem por objetivo facilitar a aquisição de medicamentos necessários ao tratamento de doenças que são mais comuns na população, com redução de seu custo para os seus portadores, especialmente os que não buscam atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas tem dificuldade para manter tratamento medicamentoso devido ao alto preço dos medicamentos.
Podem ser encontrados no programa Farmácia Popular do Brasil, medicamentos para hipertensão, diabetes e anticoncepcionais da rede pública, e o desconto pode chegar até 90%, ou seja um medicamento que custa R$ 10,00 quando adquirido pelo programa Farmácia Popular, pode chegar ao consumidor pelo valor de R$ 1,00 e para a população ter acesso a esse beneficio basta ir até a Farmácia Nova Prata com seu documento de cadastro de pessoa física (CPF) e a receita médica.

O acesso a lista de medicamentos é muito simples, se dirija a Farmácia Nova Prata ou acesse o site do governo.
Assinaturas pelo telefone (46) 3545-1396.
E-mail: noticias@jornaler.com.br

Campanha do Agasalho é sucesso em Salto do Lontra e Nova Esperança

Postado por admin em 11/jun/2008 - Sem Comentários

O grupo de jovens Jucris, de Salto do Lontra, arrecadou centenas de peças de roupas, calçados, cama, mesa e banho. As doações foram entregues à APMI do município, que deve distribuir às famílias carentes de Salto do Lontra.
Em Nova Esperança do Sudoeste, a Campanha do Agasalho arrecadou vários itens.
Confira matéria completa, com informações das assessorias, no Jornal Espaço Regional.
Assinaturas pelo telefone (46) 3545-1396.
E-mail: noticias@jornaler.com.br

28 de maio: Dia do Desafio movimenta a comunidade

Postado por admin em 02/jun/2008 - Sem Comentários

Correr, nadar, andar, pedalar, dançar… Muitas vezes você já pensou em realizar essas atividades, mas seu dia-a-dia normalmente “agitado e corrido” o impede, ou mesmo lhe tira o ânimo. Agora, imagine fazer isso no meio da semana, com seus amigos, colegas de trabalho e até mesmo seu chefe?!
É, foi exatamente isso que aconteceu na última quarta-feira, 28 de maio, em vários municípios do mundo, entre eles Salto do Lontra e Nova Prata do Iguaçu.
A realização dessas atividades físicas é uma campanha mundial. No Sudoeste do Paraná é organizada pelo SESC e Secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Ação Social municipais, que acontece todos os anos, no mês de maio, e é chamada de: “Dia do Desafio”.
Confira a cobertura completa dos eventos em Nova Prata do Iguaçu e Salto do Lontra, no Jornal Espaço Regional.
Assinaturas pelo telefone (46) 3545-1396.
E-mail: noticias@jornaler.com.br

Saúde: Nova Prata do Iguaçu inaugura centro de saúde da mulher

Postado por admin em 21/maio/2008 - Sem Comentários

A administração de Nova Prata do Iguaçu inaugurou na manhã de quinta-feira, 15, a Clínica Municipal da Criança e da Mulher, com a participação de autoridades estaduais e regionais.
O secretário de saúde Sidney Alberton, que assumiu a secretaria no mês de maio, no lugar da agora vereadora Salete Malacarne, disse que é mais uma conquista do município e da Secretaria de Saúde. “É a segunda vez que assumo a secretaria e na primeira vez, com poucos dias, recebi uma ambulância, do deputado Caito Quintana e nessa segunda vez, inaugurando a clínica tão esperada pelo município, mas quem realmente merece os méritos e que batalhou para a construção dessa entidade é a ex-secretária de saúde, Salete Malacarne”, disse Alberton.
Leia matéria completa no Jornal Espaço Regional.
Assinaturas pelo telefone (46) 3545-1396.
E-mail: noticias@jornaler.com.br

Dia do Desafio acontece no dia 28 de maio; Nova Prata e outros 16 municípios do Sudoeste estão participando

Postado por admin em 12/maio/2008 - Sem Comentários

Lideranças, empresários, comerciantes e funcionários públicos receberam, na quinta-feira, 08, representantes do SESC (Serviço Social do Comércio) de Francisco Beltrão para uma demonstração sobre o Dia do Desafio, evento mundial que acontece na última quarta-feira do mês de maio, todos os anos, desde 1983.
Nova Prata do Iguaçu participa pela primeira vez do Dia do Desafio e deve reunir toda a comunidade no dia 28 de maio para a inserção de atividades físicas entre as atividades rotineiras. Segundo a técnica de atividades do SESC em Beltrão, Dleiza Rios Barbieri, o objetivo principal é a sensibilização para a prática de atividades físicas e a possibilidade de transformar essa iniciativa em hábito para os outros dias do ano. “A competição, o desafio, é apenas um estímulo à participação e vai motivar ainda mais a mobilização de toda a sociedade.”
A reunião levou às lideranças os detalhes que irão marcar o Dia do Desafio em Nova Prata. O evento estabelece uma competição amigável entre cidades de tamanhos semelhantes, em todo o mundo, para mobilizar o maior número de pessoas durante 15 minutos de atividades físicas, entre zero e 21 horas, do dia 28 de maio, neste ano. O município de Nova Prata do Iguaçu vai competir com a cidade de Taretan, no México, que tem 12.294 habitantes. “A disputa foi divulgada durante um sorteio realizado em São Paulo, no último mês. Neste ano mais de 3 mil cidades estão participando, entre os 22 países confirmados no evento”, informou Barbieri.
As atividades que regem o Dia do Desafio envolvem caminhadas, passeios ciclísticos, corridas, exercícios de alongamento, atividades alternativas, danças, jogos e brincadeiras. A contagem acontece a partir de cadastros efetuados em ligações telefônicas e serão validados com registros legais das atividades exercidas, durante um período de 15 minutos ininterruptos.
Segundo a coordenadora do evento em Nova Prata do Iguaçu e secretária de Educação, Deonete Borges da Silva, serão realizadas reuniões com as entidades de todo o município, para a divulgação entre toda a comunidade, “o que possibilita unir um maior número de lideranças no mesmo local, otimizando o tempo e mobilizando uma demanda maior da participação popular no evento”. Para ela a competição torna-se apenas um apoio à participação e auxilia a inserção das atividades físicas entre a sociedade. “Vamos mobilizar toda a comunidade para que seja possível a melhoria na qualidade de vida de cada cidadão pratense”. O Dia do Desafio serve também como o inicio de trabalhos comunitários e públicos permanentes, viabilizando a prática esportiva periódica em Nova Prata do Iguaçu. O Dia do Desafio surgiu no Canadá em 1983, para incentivar as pessoas a praticarem atividades físicas diárias, ressaltando a importância do lazer e do esporte para a manutenção da saúde e vem sendo difundido mundialmente pela TAFISA (Entidade alemã de promoção de esporte para todos). No Brasil, o evento acontece desde 1995 e é coordenado pelo SESC. A participação do Estado do Paraná iniciou em 1997.
Assinaturas pelo telefone (46) 3545-1396.
E-mail: noticias@jornaler.com.br