Nova Esperança do Iguaçu incentiva o plantio de árvores

Postado por admin em 03/mar/2014 - Sem Comentários

O Departamento de Meio Ambiente de Nova Esperança do Sudoeste formou parceria com outros departamentos, secretarias e escolas para desenvolver em conjunto um projeto de plantio de árvores de sobra no município.
O início foi pela Escola Visconde de Mauá que recebeu na terça-feira (25) setenta mudas de Canela da Índia.
O cultivo destas mudas foi feito pelo Técnico Agrícola Elcimar Faust que recebeu as mudas ainda pequenas, transplantou e cuidou até que atingissem o tamanho ideal para plantio. A parceria envolve também a Secretaria da Saúde que conta com o trabalho da enfermeira Ana Paula que reúne alunos das escolas para orientar sobre os cuidados e a necessidade da preservação do Meio Ambiente. Nilson Martins que responde pelo departamento do Meio Ambiente no município destacou a importância da união de todos para transformar a iniciativa em ação permanente a fim de garantir as gerações futuras um lugar bem melhor para se viver. A participação da Escola se torna fundamental para que a mensagem chegue a todos os lares com o compromisso das crianças em fazer a diferença. Secretaria da educação, departamento de Urbanismo e Câmara de Vereadores.

Juninho Cibulski vai intercambiar na Hungria

Postado por admin em 03/mar/2014 - Sem Comentários

Emerson Cunha – O estudante Osvair Luis Cibulski Jr (Juninho), com o diretor do Jornal Espaço Regional João Carlos Lindner (esquerda), de 23 anos, residente do município de Nova Prata do Iguaçu, é um dos 1400 brasileiros que conquistou uma vaga para intercâmbio de estudo no ensino superior. Juninho, natural de Francisco Beltrão, estudante do curso de Engenharia Civil na Universidade de Pato Branco, UTFPR, concluiu com êxito o processo seletivo para uma bolsa de estudos cedida pelo Projeto do Governo Federal Ciência sem Fronteiras, para o intercâmbio com a Eötvös József foiskola na cidade de Baja – Hungria, a aproximadamente 190 quilômetros da capital Budapest.
Osvair tem um ano e seis meses de bolsa integral para prestar o curso de Engenharia Civil no exterior e concluir posteriormente o último ano restante de sua graduação no Brasil. Dentre os 18 meses de intercâmbio seis meses se reservam a um estágio lingüístico e um ano de curso da graduação.
Com grande ansiedade, Osvair Luis Cibulski Jr embarcou no dia 23 de fevereiro, com destino a capital estrangeira onde permanecerá até dia 28, sexta, e só então seguirá o destino da cidade Baja, localizada no sul do país. Além do período de adaptação a lingua Cibulski terá que enfrentar a mudança climática da região que oferece nada menos do que a casa dos -6° C, e com a localização de hemisfério estará ainda no inverno europeu.
O jovem estudante, conta com grande apoio de sua família e amigos, que querem acompanhar o desenvolvimento do menino cujos familiares são pioneiros no município.
Juninho disse que sua mãe, a professora Juraci Maria de Moraes, não aprovou a idéia de intercâmbio por tornar a conclusão do curso de graduação mais longa. Segundo Juninho, assim que os processo de homologação foram se confirmando ela acabou aceitando e hoje está orgulhosa do filho por ter a chance de estudar no exterior.
O estudante de engenharia Osvair Cibulski dentre os projetos para o futuro de sua carreira, espera que, o intercâmbio promova pontos positivos, e que traga novas experiências e técnicas para a construção civil. Juninho disse que pretende buscar a especialização do seu curso de engenharia para recursos urbanos hídricos, como saneamento básico e tratamento de água.

Horário especial para motoristas do transporte escolar

Postado por admin em 24/fev/2014 - Sem Comentários

A Câmara Municipal de Vereadores aprovou e eu Raul Camilo Isotton Prefeito de Dois Vizinhos, sanciono a seguinte
LEI: Art. 1º – Mantida a jornada normal de trabalho fixada pela Lei Municipal nº 1666/2011, fica instituído o horário especial para os Motoristas do Município que exerçam suas atividades no Transporte Escolar, os quais prestarão serviços de acordo com os horários a serem fixados pela Secretaria Municipal de Educação.
Parágrafo único. O horário especial de que trata este artigo, terá aplicação nos períodos letivos do ano escolar, ficando o servidor, nos demais dias, subordinado ao horário normal estipulado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. Art. 2º – A Jornada de trabalho especial de que trata esta lei, estabelecida para os servidores na forma e condições por ela especificadas, poderá ser modificada para atender eventual necessidade dos serviços.
Art. 3° – Fica criada a gratificação pelo exercício de atividade de natureza especial no percentual de 50% (cinqüenta por cento) do vencimento base do nível em que o servidor se encontra, substituindo eventuais horas extras, intervalos, reflexos e outros, devido ao servidor motorista integrante do quadro de servidores do Município, enquanto designado para exercer atividades no serviço de transporte escolar.
§ 1º – O motorista que for designado pela SEMED e aceitar o encargo, também prestará serviço de transporte de atletas durante o período em que ocorrerem jogos escolares, bem como, outros eventos esportivos, através de escala de revezamento, não percebendo para tal nenhum adicional a mais a não ser o previsto no art. 3º.
§ 2º – Esta gratificação somente será atribuída quando o motorista estiver no efetivo exercício do cargo, não percebendo valores a título de horas extras, intervalo intrajornada, interjornada, reflexos ou outros decorrentes, devendo ser atendido pela SEMED os critérios de razoabilidade do servidor na fixação da jornada de trabalho.
§ 3° – Durante as férias escolares, o motorista perceberá a gratificação integral.
§ 4° – A gratificação poderá ser revogada a qualquer tempo a critério da administração, através de Decreto do Prefeito Municipal, retornando o (s) servidor (es) à jornada normal de trabalho com os respectivos direitos e garantias. Art. 4° – A gratificação de que trata esta Lei integrará a base de cálculo da remuneração das férias regulamentares e da Gratificação de Natal, bem como a outras vantagens conquistadas pelo servidor ou que vier a ter direito.
Art. 5° – A despesa decorrente desta Lei será atendida por conta das dotações orçamentárias próprias.
Art. 6º Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação. Gabinete do Executivo Municipal de Dois Vizinhos, Estado do Paraná, aos dez dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e quatorze, 53° ano de emancipação. O Projeto de Lei que ora envio à apreciação dessa Egrégia Casa Legislativa, visa criar gratificação por atividade especial, aos motoristas lotados junto à Secretaria Municipal de Educação, os quais exercem suas funções no transporte escolar, que por sua vez, em cumprimento do roteiro, ultrapassam a carga horária diária de trabalho permitida em lei.Trata-se de mais de uma iniciativa do Governo Municipal, para regulamentar essa gratificação, devido à demanda de uma carga horária excessiva de trabalho, bem como, valorizar o servidor de forma que não infrinja as condições legais.
Ressalta-se que a gratificação de que trata este projeto de lei será de caráter exclusivo ao motorista que estiver desempenhando a função no transporte escolar. Caso o motorista venha a ser transferido da SEMED, este não perceberá mais a referida gratificação por atividade especial.
A proposta apresentada demonstra o compromisso com a valorização dos motoristas que prestam serviços exclusivamente com transporte escolar e oferece uma jornada de trabalho definida em turnos.
Por derradeiro, vale referir que o presente Projeto de Lei é resultado de discussões acordadas juntamente com os motoristas do transporte escolar, lotados na Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, bem como, com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.
Diante do acima exposto, submete-se esta proposição à análise e aprovação desta Casa Legislativa.

 

Transporte Escolar

Agricultores recebem certificados do curso de tratorista em Nova Prata

Postado por admin em 20/fev/2014 - Sem Comentários

Novamente vários agricultores familiares de Nova Prata do Iguaçu receberam capacitação.
O SENAR em parceria com Secretaria de Agricultura capacitaram 17 agricultores do município com noções básicas de tratorista. Os agricultores da comunidade de Santa Rita de Cássia, Adelar Rosa e Valdir Pedroni receberam o certificado de conclusão do curso onde destacaram a importância do curso para os trabalhos diários e de forma correta.
O curso foi acompanhado pelo Departamento da Agricultura Familiar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

 

Certificado NPI

Acadêmicos da UTFPR-DV visitam o Viveiro de Mudas de Cruzeiros

Postado por admin em 20/fev/2014 - Sem Comentários

Na última segunda-feira (10) alunos do quinto (5º) período do curso de Engenharia Florestal da UTFPR Campus Dois Vizinhos, visitaram o Viveiro Municipal de Cruzeiro do Iguaçu para conhecer e trocar experiências. Na oportunidade a professora e alunos da disciplina Sementes, Mudas e Viveiros Florestais foram recebidos pelo Diretor de Meio Ambiente Lauro Schllemer dos Santos e sua equipe, Roberto Carlos, Célio e Joacir. Também recebemos o prestígio do Prefeito em exercício Reni Kovalski, a Secretária da Educação Vania Savighago e a Vereadora Lurdes Bertoldo. Os alunos elogiaram o trabalho e ressaltaram a importância da produção das mudas de espécies florestais, inclusive pela disponibilidade por parte da Administração Municipal em distribuí-las gratuitamente para a população. “O Prefeito e a equipe responsável pelo Viveiro estão de parabéns, encontramos aqui uma imensa variedade de mudas de espécies florestais da melhor qualidade, sendo que a população tem acesso às mesmas sem nenhum custo”, disse a professora Daniela Abreu que acompanhou o grupo de 33 alunos na visita.

 

UTF-PR Cruzeiro

 

Ano letivo iniciou nesta segunda feira em Nova Prata do Iguaçu

Postado por admin em 10/fev/2014 - Sem Comentários

No próximo dia 10 de fevereiro de 2014, segunda-feira, os professores e funcionários da rede pública municipal de educação de Nova Prata do Iguaçu voltaram aos seus postos de trabalho para receber os alunos.
Todos os profissionais da educação já participaram da semana pedagógica onde desempenharam diversas atividades, como cursos e palestras de capacitação e planejamento do ano letivo.
A Secretária de Educação, Sandra Ceresoli Grahl, disse que as escolas e os profissionais estão preparados a receber todos os alunos da melhor maneira possível. Pede ainda para que os alunos venham para as salas de aulas dispostos e motivados a receber os aprendizados repassados pelos professores. Sandra deseja a todos um ótimo ano escolar.

Aulas NPI

Em Nova Prata foi realizado o 1º Fórum da Criança e do Adolescente

Postado por admin em 30/jan/2014 - Sem Comentários

Geovane Faust: Na quinta, 27 foi realizado em Nova Prata do Iguaçu, no Restaurante Águia, o 1º Fórum Municipal da Criança e do Adolescente. Essa palestra reuniu uma grande quantidade de pessoas, entre elas, professores de escolas municipais e estaduais, e convidados.
A mesa de honra foi composta por: Adriana Rech, pelo prefeito Adroaldo Hofelder (sassá) e seu vice, Ivo Oscar Schneider, pelo vereador Sergio Faust, representando a câmara municipal de vereadores, pela Chefe do Escritório Regional da Família e Desenvolvimento Social Francieli Schmitz, pelo chefe do Núcleo Regional de Educação Nivaldo José Florentino, pela primeira dama Elizete Cavazin, pelo presidente do conselho tutelar, Antônio Maier, pelo Cabo Ticiane representando a Polícia Militar, e pelo Promotor de Justiça da Comarca de Salto do Lontra, senhor Heric Stilben.
Abrindo os discursos da tarde Adriana Rech cumprimentou a todos e disse que valoriza muito a iniciativa de fazer um Fórum que aborda um assunto tão importante para professores e pais. Em meio aos discursos se destacaram as falas da Chefe do Escritório Regional da Família e Desenvolvimento Social Francieli Schmitz, ela falou sobre a violação de direito da criança e do adolescente, e em como prevenir que futuramente possam ocorrer.
O prefeito Sassá entretanto fugiu um pouco do assunto principal e falou sobre as melhorias que vem acontecendo no município, entre elas, a ajuda de 75% nos gastos dos acadêmicos com transporte, a reforma de escolas, da APAE, da chegada de um ônibus adaptado e anunciou ainda que está para chegar mais dois, melhorando assim muito o transporte escolar e a locomoção de alunos no município. Sassá também agradeceu a presença do ministério público em Nova Prata, representado pelo senhor Heric Stilben.
Ainda antes da palestra teve duas apresentações, uma com a turma de Arte Circense, formada por crianças carentes, e uma musical.
O promotor Heric Stilben palestrou para todos, colocando em pauta o estatuto da criança e do adolescente, repassando para a platéia alguns artigos importantes e de importância para melhor entender os direitos da crianças e adolescentes, Stilben também falou da mudança de sede da Casa Lar, que ficava em uma área rural de Nova Esperança do Sudoeste, e em situação ruim para as crianças alojadas lá. Então depois de uma reunião com os prefeitos dos municípios de Nova Prata do Iguaçu, Salto do Lontra e de Nova Esperança, foi decidido muda-lá para o Salto, depois da mudança que ocorreu no dia 7 de setembro de 2013 8 crianças já deixaram a casa, sendo que 7 voltaram para suas famílias e uma foi adotada. Agora a casa conta com apenas 4 crianças.
Ao final, Stelben ficou a disposição do publico para tirar duvidas e responder perguntas sobre o tema.

 

Forúm da Criança

Escola Municipal Teotônio Vilela recebe pintura interna

Postado por admin em 27/jan/2014 - Sem Comentários

A fim de revitalizar e melhorar a rede física da Escola Municipal Teotônio Vilela da sede do município de Nova Prata do Iguaçu, a Secretaria Municipal de Educação juntamente com a Administração Municipal e direção dá andamento a pintura na parte interna das salas.
As intervenções no espaço escolar são ações importantes que, além de valorizarem o patrimônio público, garantem boas condições estruturais para os estudantes.
Diversos trabalhos estão sendo realizada, entre eles a manutenção da pintura, em todas as salas onde no dia 10 de ferreiro vão receber os estudantes na volta as aulas.
A Diretora da Escola, Clair Faust, disse ter iniciado os trabalhos na escola, primeiramente com uma limpeza interna e geral. “Realizamos algumas mudanças, pinturas internas das salas, onde foi concedida pela administração a qual agradeço.
Também realizamos limpeza no pátio, corte de grama, poda de algumas árvores, conserto na cozinha, reorganizamos de forma geral para recebermos os alunos em um local bem agradável. Agradeço aos funcionários e demais parceiros que ajudaram nos trabalhos. Estamos aqui de portas abertas para receber todos em uma Escola mais bonita para termos um ano letivo com bastante sucesso”. Finalizou a Diretora.

 

 

Teotonio

Alunos do Madre Boaventura voltarão às aulas em novas salas

Postado por admin em 17/jan/2014 - Sem Comentários

Os alunos que estudam na Escola Municipal Madre Boaventura, no bairro São Miguel, retornarão às aulas neste ano já podendo utilizar parte da nova estrutura da escola. O bloco que abriga 36 salas de aula e garagem já está concluído e a Prefeitura trabalha neste mês na finalização de parte do muro e calçada do espaço. Somente no ano passado, mais de R$1,9 milhão foi investido pela Prefeitura na andamento das obras, que iniciaram em 2012.

Madre Boaventura

 

Para este ano, uma segunda etapa de obras prevê a construção do espaço pedagógico e administrativo, refeitório, saguão, adequação do estacionamento e demolição da antiga estrutura, em um investimento de cerca de R$1,5 milhão. Para o diretor da Secretaria de Educação, Aldair Cambui, é necessário que a obra seja feita em etapas para que comprometa o mínimo possível o andamento do ano letivo. “Com esta primeira etapa pronta, temos condições de já abrigar os alunos e demolir o antigo espaço sem prejudicar o prosseguimento das aulas”, afirma.

APAE de Capanema recebe ônibus do Governo do Estado

Postado por admin em 16/jan/2014 - Sem Comentários

O governador Beto Richa entregou nesta terça-feira (10), em Curitiba, mais um lote de novos ônibus para transporte de alunos das escolas especiais dos Paraná. São 115 veículos, que beneficiarão cerca de 3 mil alunos de Apaes e outras instituições em vários municípios e regiões. A entrega foi feita no Palácio Iguaçu, junto com o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns. Todos os veículos são novos, com plataformas elevadas e cada um conta com uma cadeira de rodas.

(mais…)

Oficina Volante inicia curso para o vestuário em Ampére

Postado por admin em 22/out/2013 - Sem Comentários

Novos profissionais qualificados estarão em breve no mercado de trabalho de Ampére. Desde o
início deste mês, 12 alunos participam do curso de Auxiliar de Costura promovido no
ônibus Oficina Volante de Inclusão Sócio-Tecnológica para o Setor de Vestuário.

Departamento de Educação de Boa Esperança do Iguaçu prioriza qualificação

Postado por admin em 15/jul/2009 - Sem Comentários

Recentemente a diretora do Departamento Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Boa Esperança do Iguaçu, Ivanilde Vachin, acompanhada da professora Jorlei Paladini Ertl, responsável pelas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), participaram em Curitiba de um encontro estadual que tratou desta área da educação.
Na última semana a diretora do Departamento esteve em Foz do Iguaçu em encontro regional que tratou sobre a Educação Infantil nos anos iniciais, com ações pedagógicas voltadas ao público escolar de até 10 anos.
Mais no Jornal Espaço Regional

Assinaturas pelo telefone (46) 3545-1396.
E-mail: noticias@jornaler.com.br

Casa Familiar Rural de Realeza profissionaliza jovens do campo

Postado por admin em 15/jun/2009 - Sem Comentários

Desde o mês de abril, jovens do interior de Realeza contam com uma nova opção em educação no campo, a Casa Familiar Rural de Realeza atende filhos e filhas de agricultores.
O objetivo da Casa Familiar Rural de Sertaneja é profissionalizar os jovens do campo, assumindo a proposta pedagógica curricular integrada ao Ensino Médio, utilizando para o seu desenvolvimento a Pedagogia da Alternância, elevando a escolarização e contribuindo para a melhoria dos índices da qualidade de vida necessários para o exercício da cidadania das comunidades rurais, e oferecer ao jovem uma formação humana integral, adequada a sua realidade, para possibilitar o exercício da cidadania plena, melhorar a qualidade de vida das famílias rurais, estimularem no jovem o sentido de comunidade e vivência grupal e demonstrar a possibilidade de viabilizar uma agricultura sustentável.
Mais no Jornal Espaço Regional.

Assinaturas pelo telefone (46) 3545-1396.
E-mail: noticias@jornaler.com.br

Boa Esperança participa de evento estadual sobre o meio ambiente

Postado por admin em 15/jun/2009 - Sem Comentários

A equipe, formada pela diretora do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Turismo, Loire Biavatti Francischini, pela professora do Centro Municipal de Educação Infantil, Ediane Paula Raupp, pela técnica agrícola do Departamento de Agropecuária, Cleonice Tessaro, e pelo presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Souza, participou da etapa do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Municipais (PCN), que debateu políticas públicas de meio ambiente em Faxinal do Céu, no final de maio.
Leia mais no Jornal Espaço Regional.
Assinaturas pelo telefone (46) 3545-1396.
E-mail: noticias@jornaler.com.br

Escolas de Nova Esperança empossam novos conselheiros

Postado por admin em 09/jun/2009 - Sem Comentários

Da assessoria

As Escolas Municipais Angastão Cruz, Santo Antonio e Visconde de Mauá, de Nova Esperança do Sudoeste, instituíram, no dia 27 de maio, seus Conselhos Escolares.

Os membros são representantes nomeados pelos pais, professores, funcionários, vereadores, conselhos de pastorais, comerciantes, Conselho de Saúde e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que terão representatividades na comunidade escolar.
Confira matéria completa no Jornal Espaço Regional.
Assinaturas pelo telefone (46) 3545-1396.
E-mail: noticias@jornaler.com.br

Curso forma ACSs de Nova Prata, Salto do Lontra e Nova Esperança

Postado por admin em 02/jun/2009 - Sem Comentários

O Curso de Capacitação Inicial para Agentes Comunitários de Saúde formou outros 24 ACSs dos municípios de Nova Prata do Iguaçu, Salto do Lontra e Nova Esperança do Sudoeste, na noite de sexta-feira, 29 de maio, no Restaurante Águia.
O Centro Formador de Recursos Humanos Caetano Munhoz da Rocha coordenou o curso, que foi instruído pelas enfermeiras Nicole Nino (de Nova Prata) e Luziane Spada (de Salto do Lontra). Conforme explicou a instrutora Nicole Nino, foram 440 horas/aula, durante seis meses, com aulas teóricas e práticas. “Muitos dos alunos já atuam na área de saúde e receberam uma formação mais sólida, mas todos eles já fizeram visitas e participaram de instruções práticas durante o curso“, explicou.
Matéria completa no Jornal Espaço Regional.

Assinaturas pelo telefone (46) 3545-1396.
E-mail: noticias@jornaler.com.br

Secretaria de Educação de Salto do Lontra recebe novo micro-ônibus

Postado por admin em 02/jun/2009 - Sem Comentários

A educação, em Salto do Lontra, é uma das áreas que sempre recebeu atenção especial do prefeito Luiz Carlos Gotardi, desde sua primeira gestão. Na manhã de segunda-feira, 25, um micro-ônibus novo foi entregue à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte.
Para a aquisição do veículo, a administração municipal aderiu ao Programa Caminhos da Escola do Governo Federal, tendo o Banco do Brasil como agente financeiro. Em 2007 foi realizado o pregão eletrônico do governo federal, homologado em 2008 pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC).
Leia mais no Jornal Espaço Regional.

Assinaturas pelo telefone (46) 3545-1396.
E-mail: noticias@jornaler.com.br

DC Idiomas inaugura filial em Nova Prata do Iguaçu

Postado por admin em 04/maio/2009 - Sem Comentários

A mais nova escola de idiomas de Nova Prata do Iguaçu abriu suas portas em grande estilo. A inauguração, no dia 24 de abril, recebeu lideranças de toda a região Sudoeste. A DC Idiomas, da consultora e professora Claudete Maria do Carmo Soares, deve iniciar as aulas nesta semana.

Já instalada nos municípios de Salto do Lontra e São Jorge D’Oeste, a DC Idiomas abre sua filial em Nova Prata do Iguaçu com grandes inovações e novos métodos de ensino de línguas estrangeiras – como Inglês e Espanhol. O destaque da escola é a facilidade de aprendizagem, a definição dos perfis dos alunos e o acompanhamento escolar.
Tudo sobre a DC Idiomas no Jornal Espaço Regional.
Assinaturas pelo telefone (46) 3545-1396.
E-mail: noticias@jornaler.com.br

Casa Familiar Rural de Nova Prata elege nova diretoria

Postado por admin em 27/abr/2009 - Sem Comentários

A associação da Casa Familiar Rural de Nova Prata do Iguaçu realizou no dia 16, uma assembleia para tratar assuntos pertinentes ao bom andamento da entidade e eleição da nova diretoria.
A nova diretoria eleita e empossada ficou composta pela presidente Rita de Almeida Bombazar, vice-presidente Valdir Gandolfi, primeira secretária Sandra de Borba Bini, segundo secretário Albino Vieira, primeira tesoureira Jocele Daros Schmitz, segundo tesoureiro Altair Dalberto, conselho fiscal Anili Koerich da Silva, Armindo Klin e Mirian Anzolin. Suplentes Loreni Vieira e Inês da Silva Zucconelli. Conselheiros Irene Onetta, Leonir Pires, Leocádia Casaril, Roseli Kniss Iothi, Doris Wedig Amaral, Roberto Bortolon e Vilmar Ferreira.
Matéria completa no Jornal Espaço Regional.
Assinaturas pelo telefone (46) 3545-1396.
E-mail: noticias@jornaler.com.br

Educação de Nova Prata pretende transferir alunos para Nova Vitória afim de impedir fechamento das escolas da comunidade

Postado por admin em 23/mar/2009 - Sem Comentários

A Secretaria de Educação de Nova Prata do Iguaçu reuniu na manhã de sexta-feira, 20, na Câmara de Vereadores, o prefeito Rubem Foletto, a secretária de educação, Luirdes Blazius, os vereadores Osmar Oltramari, o responsável pelo transporte escolar no município, vereador Antonio Maziero, e pais de alunos da comunidade de Nova Vitória, para apresentar uma proposta de transferir os alunos das comunidades de Colônia Nova, linha Vieira e linha Chaves para a Escola Cecília Meireles e Paulo Pimentel, de Nova Vitória, que está com um número baixo de alunos. A idéia visa impedir o fechamento das escolas da comunidade.
Confira matéria completa no Jornal Espaço Regional.

Assinaturas pelo telefone (46) 3545-1396.
E-mail: noticias@jornaler.com.br

Administrações de Boa Esperança e Nova Prata auxiliam estudantes intermunicipais

Postado por admin em 02/mar/2009 - Sem Comentários

Visando atender mais de 50 usuários do transporte estudantil intermunicipal, em Boa Esperança do Iguaçu, o prefeito Claudemir Freitas firmou convênio com a Associação de Estudantes, através do Projeto de Lei 008.01/2009, aprovado pela Câmara de Vereadores. O projeto está de acordo com o § 2º do Artigo 211 da Constituição Federal, inciso V do Artigo 11 da Lei 9.394/1992 – LDB e Artigo 26 da Lei de Responsabilidade Fiscal e fará repasse de R$ 2,6 mil mensais.
O recurso vai custear o transporte dos alunos que frequentam cursos de nível superior nos municípios de Dois Vizinhos e Francisco Beltrão.
Os alunos terão a disposição, pela primeira vez, um veículo Van que sai no fim da tarde passando por Cruzeiro do Iguaçu até Francisco Beltrão. Um microônibus que sai às 18 horas, passando pela estrada da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) até Dois Vizinhos e, uma Van que sai pela manhã, retornando ao meio dia e levando os alunos do período matutino até Dois Vizinhos.
Nova Prata do Iguaçu
A Câmara de Vereadores aprovou na sexta-feira, 27, o projeto que autoriza o executivo, o pagamento de auxílio financeiro no transporte dos acadêmicos do município para faculdades da região.
Com o projeto, fica o executivo municipal autorizado a conceder auxílio financeiro no montante de 75% do valor mensal do transporte escolar dos acadêmicos, sendo que os recursos necessários decorrerão da dotação orçamentária da Secretaria Municipal de Educação.
Segundo o prefeito Rubem Miguel Foletto, o projeto de aumento de subsídios para ajuda de custo do pagamento mensal do transporte dos acadêmicos é de extrema importância para o município. “Faz parte de nosso plano de governo e traz um incentivo à educação. Assim cada vez mais filhos nossos poderão cursar o ensino superior, e uma formação profissional que dará a base para entrar no mercado de trabalho e traçar o futuro”, destacou Foletto.
Mais no Jornal Espaço Regional desta semana.

Assinaturas pelo telefone (46) 3545-1396.
E-mail: noticias@jornaler.com.br

Educação apresenta projetos para 2009 ao prefeito Foletto

Postado por admin em 02/mar/2009 - Sem Comentários

Professores, diretores e profissionais da educação de Nova Prata do Iguaçu realizaram no início de fevereiro, a semana pedagógica, com o intuito de discutir as atividades que ocorrem no início do ano letivo com o quadro de professores e o processo de planejamento, troca de experiências e reflexões sobre a prática pedagógica. O encontro contou com a presença do prefeito Rubem Foletto.
Foletto também recebeu a visita do gerente administrativo da Emater na região Sudoeste, Nilton Fritz, acompanhando pela extencionista e representante da Emater em Nova Prata, Mônica Minozzo e pelo zootecnista local Rafael Carvalho, na sexta-feira, 20. A entidade busca uma atuação conjunta com a administração municipal, em Nova Prata do Iguaçu.
Confira matéria completa no Jornal Espaço Regional.

Assinaturas pelo telefone (46) 3545-1396.
E-mail: noticias@jornaler.com.br

Administração cruzeirense anuncia novos investimentos

Postado por admin em 09/fev/2009 - Sem Comentários

O prefeito de Cruzeiro do Iguaçu, Dilmar Túrmina (PDT), o vice-prefeito Luiz Pontes (PMDB), presidentes de partidos do município e os sete vereadores da base participaram da assinatura, na última semana, de três novos convênios da Caixa Econômica Federal.
Mais de R$ 100 mil serão destinados à compra de uma patrulha agrícola mecanizada, viabilizados pelo deputado federal Alceni Guerra (DEM), cerca de R$ 150 mil para pavimentação asfáltica na sede de Cruzeiro do Iguaçu e ainda R$ 100 mil para a pavimentação poliédrica no Distrito de Foz do Chopim. Os dois últimos convênios foram viabilizados pelo deputado federal Max Rosenmann (in memóriam), em processo ocorrido no último ano.
Novas obras estão sendo executadas e outras estão em fase de licitação. A pavimentação asfáltica e urbanização da Rua N. Sra. Fátima estão em fase de acabamento. Nos próximos dias serão licitadas obras de infraestrutura para a Praia Artificial (portal, banheiros, estacionamento, camada de pedra brita na área de camping e quadras para acampamento), além de calçamentos para o Distrito de Foz do Chopim. O município também aguarda a aprovação da Caixa Econômica Federal para os investimentos na cobertura das Quadras Polidesportivas das Escolas Municipais de Cruzeiro do Iguaçu e Foz do Chopim. 
A administração municipal de Cruzeiro do Iguaçu também destinou kits escolares aos alunos da rede pública municipal (matéria no Jornal Espaço Regional).
Assinaturas pelo telefone (46) 3545-1396.
E-mail: noticias@jornaler.com.br

Prefeitura de Nova Prata contribuirá com 75% no transporte escolar intermunicipal

Postado por admin em 09/fev/2009 - Sem Comentários

A administração municipal de Nova Prata do Iguaçu anunciou na terça-feira, 03, durante reunião na Câmara de Vereadores, que vai pagar 75% dos custos com o transporte escolar intermunicipal. O encontro reuniu alunos da rede de ensino superior que frequentam instituições dos municípios de Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e Cascavel, vereadores, secretários e assessores. 
Os acadêmicos buscavam há algum tempo um subsídio nos transportes para as universidades da região. Segundo a secretária municipal de Educação, Luirdes Blasius, a administração busca ainda subsidiar 100% do valor das mensalidades do transporte escolar utilizado pelos universitários.
No entanto, a administração pediu a colaboração dos estudantes nos investimentos e nas ações em Nova Prata. A Secretaria deve entregar ainda nos próximos dias um regulamento que deverá ser seguido pelos beneficiados.
Leia mais no Jornal Espaço Regional.
Assinaturas pelo telefone (46) 3545-1396.
E-mail: noticias@jornaler.com.br

CFR de Nova Prata forma alunos na modalidade de Qualificação em Agricultura

Postado por admin em 24/nov/2008 - Sem Comentários

A Casa Familiar Rural de Nova Prata do Iguaçu realizou no dia 13 de Novembro, a formatura da turma de jovens do curso de Qualificação em Agricultura.
A solenidade ocorreu com a realização de uma missa na Capela Santo Antônio, da comunidade de Nova Gaúcha, seguida da colação de grau e almoço, realizados nas dependência da Casa Familiar Rural.
Confira matéria completa no Jornal Espaço Regional.

Assinaturas pelo telefone (46) 3545-1396.
E-mail: noticias@jornaler.com.br