Notícias

Em Nova Prata foi realizado o 1º Fórum da Criança e do Adolescente

30/01/2014


Geovane Faust: Na quinta, 27 foi realizado em Nova Prata do Iguaçu, no Restaurante Águia, o 1º Fórum Municipal da Criança e do Adolescente. Essa palestra reuniu uma grande quantidade de pessoas, entre elas, professores de escolas municipais e estaduais, e convidados.
A mesa de honra foi composta por: Adriana Rech, pelo prefeito Adroaldo Hofelder (sassá) e seu vice, Ivo Oscar Schneider, pelo vereador Sergio Faust, representando a câmara municipal de vereadores, pela Chefe do Escritório Regional da Família e Desenvolvimento Social Francieli Schmitz, pelo chefe do Núcleo Regional de Educação Nivaldo José Florentino, pela primeira dama Elizete Cavazin, pelo presidente do conselho tutelar, Antônio Maier, pelo Cabo Ticiane representando a Polícia Militar, e pelo Promotor de Justiça da Comarca de Salto do Lontra, senhor Heric Stilben.
Abrindo os discursos da tarde Adriana Rech cumprimentou a todos e disse que valoriza muito a iniciativa de fazer um Fórum que aborda um assunto tão importante para professores e pais. Em meio aos discursos se destacaram as falas da Chefe do Escritório Regional da Família e Desenvolvimento Social Francieli Schmitz, ela falou sobre a violação de direito da criança e do adolescente, e em como prevenir que futuramente possam ocorrer.
O prefeito Sassá entretanto fugiu um pouco do assunto principal e falou sobre as melhorias que vem acontecendo no município, entre elas, a ajuda de 75% nos gastos dos acadêmicos com transporte, a reforma de escolas, da APAE, da chegada de um ônibus adaptado e anunciou ainda que está para chegar mais dois, melhorando assim muito o transporte escolar e a locomoção de alunos no município. Sassá também agradeceu a presença do ministério público em Nova Prata, representado pelo senhor Heric Stilben.
Ainda antes da palestra teve duas apresentações, uma com a turma de Arte Circense, formada por crianças carentes, e uma musical.
O promotor Heric Stilben palestrou para todos, colocando em pauta o estatuto da criança e do adolescente, repassando para a platéia alguns artigos importantes e de importância para melhor entender os direitos da crianças e adolescentes, Stilben também falou da mudança de sede da Casa Lar, que ficava em uma área rural de Nova Esperança do Sudoeste, e em situação ruim para as crianças alojadas lá. Então depois de uma reunião com os prefeitos dos municípios de Nova Prata do Iguaçu, Salto do Lontra e de Nova Esperança, foi decidido muda-lá para o Salto, depois da mudança que ocorreu no dia 7 de setembro de 2013 8 crianças já deixaram a casa, sendo que 7 voltaram para suas famílias e uma foi adotada. Agora a casa conta com apenas 4 crianças.
Ao final, Stelben ficou a disposição do publico para tirar duvidas e responder perguntas sobre o tema.

 

Forúm da Criança


Comentários

0 Comentários

Deixe o seu comentário!