Notícias

Vereadores observam futuras instalações do Laticínio Lontrense

27/01/2014


Na tarde de quarta-feira, 22, os vereadores Joares Cavanhol e João Carlos Dalberto (Carlão Verdureiro) estivaram na comunidade de Santa Rita onde estão sendo construídas as futuras instalações da empresa Indústria e Comércio de Laticínios Lontrense Ltda.
As obras iniciaram no final do ano de 2011, no mandato do então prefeito Luiz Carlos Gotardi. O empreendimento, com quase 3 mil m² (somente dos barracões), está localizado às margens da PR 281. No ano de 2012 a Administração Municipal executou a terraplenagem e outros serviços no local. Na seqüência iniciou-se a montagem e construção dos barracões. Porém, neste período, houve mudança no quadro societário da empresa, com novo proprietário, havendo modificações na direção, mas mantendo-se a mesma razão social e por esta situação o Poder Executivo Municipal se reuniu com os novos representantes da empresa a fim de dialogar e discutir acerca de benefícios a serem implantados no local de instalação, fomentando a indústria e geração de renda. Por conseguinte, foi definido que o Município de Salto do Lontra concederia incentivo de acesso com pedras irregulares (calçamento), cujo Projeto de Lei foi encaminhado à Câmara Municipal e aprovado no ano de 2013.
Ainda de acordo com o Projeto aprovado na Câmara, a empresa terá capacidade de industrialização de 200 mil litros de leite/dia, gerando mais de 100 empregos diretos até o sétimo ano de operação. A empresa investirá mais de R$ 9 milhões de reais, sendo que a previsão de arrecadação de Imposto sobre Circulação e Mercadorias e Serviços (ICMS) é estimada em aproximadamente R$ 160 mil reais para o primeiro ano de operação, podendo ultrapassar 1.500.000,00 no sétimo ano de operação.
Segundo o novo gerente do laticínio, Edinaldo Júnior, que inclusive já está residindo na cidade de Salto do Lontra, “a previsão de conclusão das obras e início das atividades é de aproximadamente um ano”.
Segundo o Vice-Presidente da Câmara, Carlão Verdureiro, este novo laticínio trará vários benefícios. “Precisamos incentivar a apoiar os empreendimentos que geram resultados positivos ao nosso município, os quais se refletem em benefícios à população. No caso deste laticínio, irá gerar emprego e renda, além de oferecer aos nossos produtores de leite mais uma opção de venda” comentou.
O Secretário da Câmara, vereador Joares Cavanhol também enalteceu a importância deste empreendimento. “Salto do Lontra têm uma grande produção de leite e esta é também uma das maiores fontes de renda dos nossos pequenos produtores rurais, portanto penso que este laticínio irá contribuir ainda mais nesse segmento produtivo e conseqüentemente irá melhorar a qualidade de vida do nosso homem do campo. Na Câmara iremos sempre apoiar projetos iguais a este” disse.
No texto aprovado pelos vereadores fica vedada à empresa beneficiada com o incentivo desta lei, sem prévia e expressa autorização formal de consentimento do Município, transferir ou vender a indústria que teve incentivo por parte do Município. O prazo de vigência desta lei será de 10 (dez) anos.

 

 

LAticinio


Comentários

0 Comentários

Deixe o seu comentário!