Notícias

Ampére promove 4ª edição do maior Gaitaço do Paraná

22/01/2014


O maior gaitaço do Paraná, realizado no município de Ampére, chega a sua 4ª edição. O evento, promovido pelas Rádios Ampére AM e Interativa FM, CTG Gildo de Freitas e Grupo Cavalgada de Integração, acontece nos dias 25 e 26 de janeiro. O 4º Gaitaço e Festa Regional dos Cavaleiros ocorrem no CTG Gildo de Freitas e Parque Santa Terezinha e contará com a presença de gaiteiros e cavaleiros de toda a região sudoeste e diversas partes do país.
O evento foi criado em 2010 pelo diretor das Rádios Ampére AM e Interativa FM e atual prefeito do município, Hélio Alves, com o intuito de reunir os apaixonados pela gaita e promover o instrumento, bem como comemorar o aniversário das rádios, do CTG e do grupo da cavalgada. “Nosso evento tem se tornado um sucesso a cada ano que passa. Estamos recebendo neste ano caravanas de diversas cidades e estamos trabalhando com uma grande equipe para superar os números de 2013, quando tivemos 200 gaiteiros, e agora mais uma vez fazer o maior gaitaço do Paraná.” Cerca de 80 gaiteiros das cidades de Panambi (RS) e Almirante Tamandaré do Sul (RS) já estão confirmados no evento.
O diferencial do gaitaço deste ano é a participação do músico Adelar Bertussi, um dos pioneiros da música tradicionalista gaúcha e ex-integrante do Os Bertussi. “Adelar Bertussi dará um brilho especial neste ano a nossa festa. Ele contará um pouco de sua historia e é claro mostrará seu talento com sua gaita”, aponta o Hélio Alves.
Programação: O evento inicia no sábado, 25, pela manhã com a recepção e as inscrições dos gaiteiros participantes. A partir das 18h, a programação continua com a chegada da cavalgada regional. Um pouco mais tarde, às 19h30, ocorre a missa em ação de graças no CTG Gildo de Freitas. Às 20h30, o evento continua com o jantar e a apresentação das caravanas. A programação do sábado encerra com baile animado pelo Grupo Balanço da Gaita no Parque Santa Teresinha.
No domingo, 26, as atividades começam cedo, às 6h, com a apresentação dos gaiteiros e gaiteiras ao vivo nas Rádios Ampére AM e Interativa FM até as 12h. Às 8h, as ruas de Ampére serão palco do desfile da cavalgada. Logo após, às 10h, acontece a palestra com o músico Adelar Bertussi. Em seguida, ao meio-dia, será servido o almoço. Às 13h30, o evento promove uma homenagem aos gaiteiros e, por fim, às 14h, acontece o início do Maior Gaitaço do Paraná. Todo evento será transmitido pelas Rádios Ampére AM e Interativa FM.
Músicas a serem executadas: Oh de casa – Os Bertussi; Para Pedro – José Mendes; Vaneirinha da Saudade – Os Mirins; Espero ser Feliz – Teixeirinha; Mais um galo que canta; Moreninha linda – Tonico e Tinoco; Oito dias da Semana – Os Bertussi; Escola do Mundo – Gildo de Freitas; Abre o fole Tio Bilia – Os Serranos; Chiquita – Os Farrapos; Cantar é coisa de Deus – Os Monarcas; Querência Amada – Teixeirinha. O 4º Gaitaço conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ampére e de Pinhal de São Bento, Câmara de Vereadores de Ampére e Pinhal de São Bento, Deputado Nelson Luersen, TV Som, Samir Materiais de Construção, Grupo São Cristóvão, Supermercado Geittenes, Sicredi e CFC D´graauW.

 

Gaitaço Ampere


Comentários

0 Comentários

Deixe o seu comentário!