Notícias

Usina governador José Richa bate novo recorde de produção em 2013

17/01/2014


Pela terceira vez em quatro anos, a Usina Hidrelétrica Governador José Richa (Salto Caxias) bateu em 2013 seu recorde histórico de produção de energia, ao gerar 7.843,4 GWh – suficiente para suprir o consumo da cidade de Curitiba por um ano e 299 dias. A usina, inaugurada em 1999, fica em Capitão Leônidas Marques, no rio Iguaçu, e tem potência de 1.240 MW.
A garantia física (montante de energia a ser comercializada, autorizada pela Aneel) da usina é de 605 MW médios. O valor da produção obtida em 2013 chegou a 895 MW médios, ou seja, 48% acima da garantia física.
Dois fatores associados foram cruciais para esta quantia de energia gerada: o volume de água na bacia do rio Iguaçu, que estava acima da média no ano passado, e a disponibilidade da Usina GJR, que tem se mantido acima de 95%. Com isso, é possível obter o máximo aproveitamento das vazões do rio, gerando mais energia para atendimento à população, aumento na compensação financeira para os municípios atingidos pelo reservatório e maior receita para a Copel.
“A significativa produção verificada na Usina Governador José Richa evidencia mais uma vez a alta competência da Copel na construção, comissionamento, operação, manutenção, engenharia e gestão das instalações sob sua responsabilidade, além de atestar nosso compromisso com a prestação de um serviço essencial para a população, com segurança e confiabilidade”, destacou Jaime de Oliveira Kuhn, diretor presidente da Copel Geração e Transmissão.

Usina


Comentários

0 Comentários

Deixe o seu comentário!