Notícias

Confepar reúne produtores e técnicos em dia de campo

22/04/2008


A Coopleite (Cooperativa Central de Captação de Leite) de Nova Prata do Iguaçu e Confepar (Cooperativa Central Agroindustrial) realizou na manhã de quarta-feira, 16, na propriedade de Idemar Dalberto, um Dia de Campo, com produtores de leite e técnicos, focando a produção de leite a pasto, com os engenheiros agrônomos, Juliano Alarcon Fabrício, de Nova Prata e Fábio Antônio Cagnin Filho, de Pato Branco.
Os trabalhos mostraram que é possível produzir leite utilizando apenas pasto, durante o ano todo, desde que sejam adotados manejos e tecnologias corretos, em relação às pastagens (em certos casos adubadas), aos alimentos alternativos durante período de estiagem, sanidade animal, divisão de piquetes, proteção ambiental, bem-estar animal, entre outros. Isso eleva a produção, produtividade e rentabilidade da pecuária leiteira, tornando viáveis e sustentáveis as propriedades leiteiras, inclusive as de pequeno porte (familiares).
Também foi discutido a irrigação de pastagens como fundamental para um bom pasto com qualidade nutritiva e de crescimento. “Para ter uma boa produção de leite, é necessário também haver o manejo da pastagem, priorizar a alimentação do gado e garantir a qualidade tanto em leite como pastagem”, disse Fábio.
O agrônomo Juliano Alarcon falou da importância do dia de campo com produtores e técnicos. “É fundamental repassar esse conhecimento de manuseio e pastagens e gado leiteiro, aprimorando a qualidade leiteira, diminuindo custos, aumentando lucros e produção, resultado de um manejo correto”, disse.Após a palestra, os participantes foram conhecer a propriedade e o funcionamento do sistema de irrigação de pastagem. “É um sistema inovador na propriedade e que não gera altos gastos e que trará grandes benefícios na qualidade de pasto e produção de leite, é uma alternativa em épocas de estiagem”, disse o proprietário Idemar Dalberto.
Assinaturas pelo telefone (46) 3545-1396.
E-mail: noticias@jornaler.com.br


Comentários

0 Comentários

Deixe o seu comentário!