Notícias

Dia do Desafio acontece no dia 28 de maio; Nova Prata e outros 16 municípios do Sudoeste estão participando

12/05/2008


Lideranças, empresários, comerciantes e funcionários públicos receberam, na quinta-feira, 08, representantes do SESC (Serviço Social do Comércio) de Francisco Beltrão para uma demonstração sobre o Dia do Desafio, evento mundial que acontece na última quarta-feira do mês de maio, todos os anos, desde 1983.
Nova Prata do Iguaçu participa pela primeira vez do Dia do Desafio e deve reunir toda a comunidade no dia 28 de maio para a inserção de atividades físicas entre as atividades rotineiras. Segundo a técnica de atividades do SESC em Beltrão, Dleiza Rios Barbieri, o objetivo principal é a sensibilização para a prática de atividades físicas e a possibilidade de transformar essa iniciativa em hábito para os outros dias do ano. “A competição, o desafio, é apenas um estímulo à participação e vai motivar ainda mais a mobilização de toda a sociedade.”
A reunião levou às lideranças os detalhes que irão marcar o Dia do Desafio em Nova Prata. O evento estabelece uma competição amigável entre cidades de tamanhos semelhantes, em todo o mundo, para mobilizar o maior número de pessoas durante 15 minutos de atividades físicas, entre zero e 21 horas, do dia 28 de maio, neste ano. O município de Nova Prata do Iguaçu vai competir com a cidade de Taretan, no México, que tem 12.294 habitantes. “A disputa foi divulgada durante um sorteio realizado em São Paulo, no último mês. Neste ano mais de 3 mil cidades estão participando, entre os 22 países confirmados no evento”, informou Barbieri.
As atividades que regem o Dia do Desafio envolvem caminhadas, passeios ciclísticos, corridas, exercícios de alongamento, atividades alternativas, danças, jogos e brincadeiras. A contagem acontece a partir de cadastros efetuados em ligações telefônicas e serão validados com registros legais das atividades exercidas, durante um período de 15 minutos ininterruptos.
Segundo a coordenadora do evento em Nova Prata do Iguaçu e secretária de Educação, Deonete Borges da Silva, serão realizadas reuniões com as entidades de todo o município, para a divulgação entre toda a comunidade, “o que possibilita unir um maior número de lideranças no mesmo local, otimizando o tempo e mobilizando uma demanda maior da participação popular no evento”. Para ela a competição torna-se apenas um apoio à participação e auxilia a inserção das atividades físicas entre a sociedade. “Vamos mobilizar toda a comunidade para que seja possível a melhoria na qualidade de vida de cada cidadão pratense”. O Dia do Desafio serve também como o inicio de trabalhos comunitários e públicos permanentes, viabilizando a prática esportiva periódica em Nova Prata do Iguaçu. O Dia do Desafio surgiu no Canadá em 1983, para incentivar as pessoas a praticarem atividades físicas diárias, ressaltando a importância do lazer e do esporte para a manutenção da saúde e vem sendo difundido mundialmente pela TAFISA (Entidade alemã de promoção de esporte para todos). No Brasil, o evento acontece desde 1995 e é coordenado pelo SESC. A participação do Estado do Paraná iniciou em 1997.
Assinaturas pelo telefone (46) 3545-1396.
E-mail: noticias@jornaler.com.br


Comentários

0 Comentários

Deixe o seu comentário!